Uma Experiência em Sala de Aula usando um Livro Didático convertido para um Livro Aumentado

Adilson Vahldick, Douglas Linhares Bittencourt

Resumo


Livros didáticos são um investimento caro para o governo, e na contramão, os estudantes são grandes consumidores de material digital. Os dispositivos móveis se popularizaram nas mãos desses jovens, oferecendo uma oportunidade para incorporar novas utilidades relacionadas ao seu aprendizado. Neste trabalho, foi conduzida uma experiência com uma turma de geografia do nono ano em que utilizaram um livro didático, já adotado por eles, integrado a uma aplicação de realidade aumentada, transformando-o num livro aumentado. Nessa aplicação foram desenvolvidos mapas do continente africano em 3D que eram visualizados quando apontados para sua versão impressa no livro. Foram aplicados pré e pós testes para verificar se houve alguma melhoria no desempenho sobre o conhecimento do continente africano. Além disso, eles completaram um questionário com seis questões para opinarem sobre a aplicação e a experiência. Os resultados demonstraram uma melhora estatisticamente significante em 14% na média da nota entre os testes. Os estudantes demonstraram satisfação e gostariam que houvessem mais experiências desse gênero. Esses resultados apresentam uma possibilidade de investimento do governo em desenvolver aplicações de realidade aumentada reaproveitando o investimento já realizado com os livros didáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.654