Michelzinho: Jogo sério para o ensino de habilidades emocionais em pessoas com autismo ou deficiência intelectual
Resumo
Esse trabalho apresenta um jogo da classe "sério" para auxiliar no ensino de competências emocionais e sociais em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência intelectual. A aplicação permite desenvolver as habilidades de reconhecer e expressar as emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, desgosto, surpresa e medo. Por meio da teoria de sistema de codificação de ação facial e técnicas de processamento digital de imagens foi possível detectar expressões faciais e classifica-las em uma das seis emoções básicas. Experimentos iniciais foram realizados para a aquisição e dados iniciais e a realização de melhorias na aplicação antes de sua finalização definitiva. Essa proposta foi avaliada em imagens da base Ck+, obtendo uma taxa de precisão de 88% para a classificação das emoções básicas. Experimentos com portadores do TEA foram realizados para avaliar as contribuições e limitações do trabalho proposto.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.644