Michelzinho: Jogo sério para o ensino de habilidades emocionais em pessoas com autismo ou deficiência intelectual

Adilmar Coelho Dantas, Sara de Melo, Leandro Neves, Taynara Milessi, Marcelo Zanchetta do Nascimento

Resumo


Esse trabalho apresenta um jogo da classe "sério" para auxiliar no ensino de competências emocionais e sociais em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência intelectual. A aplicação permite desenvolver as habilidades de reconhecer e expressar as emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, desgosto, surpresa e medo. Por meio da teoria de sistema de codificação de ação facial e técnicas de processamento digital de imagens foi possível detectar expressões faciais e classifica-las em uma das seis emoções básicas. Experimentos iniciais foram realizados para a aquisição e dados iniciais e a realização de melhorias na aplicação antes de sua finalização definitiva. Essa proposta foi avaliada em imagens da base Ck+, obtendo uma taxa de precisão de 88% para a classificação das emoções básicas. Experimentos com portadores do TEA foram realizados para avaliar as contribuições e limitações do trabalho proposto.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.644