O desenvolvimento do Pensamento Computacional além do ensino em ciências exatas: uma revisão da literatura

Fabiula Souza, Ramon Leite, Cecy Maria Brito, Maria Villela, Caroline Queiroz Santos

Resumo


Há muitas pesquisas relacionadas à aplicação do Pensamento Computacional (PC) nos mais diversos nı́veis de ensino. Porém, ao analisar trabalhos que já fizeram revisão da literatura nessa temática, percebeu-se que a princı́pio não parece haver um consistente número de trabalhos que não sejam das áreas de ciências exatas que empregam o PC. Nesse sentido, o presente trabalho busca investigar de maneira mais especı́fica como o ensino do Pensamento Computacional tem sido trabalhado em disciplinas que não sejam das áreas de ciências exatas. Para tanto, buscou-se fazer uma revisão da literatura de trabalhos produzidos nesse campo. Os resultados evidenciaram que o número de trabalhos no Brasil nesse recorte ainda é incipiente e direcionado ao ensino básico. O ensino do Pensamento Computacional ainda está muito voltado para sua aplicação na área de ciências exatas, ao invés de ser trabalhado numa proposta mais interdisciplinar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.528