Internet das Coisas aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático

Raul Oliveira, Venilton FalvoJr, Ellen Francine Barbosa

Resumo


A Internet das Coisas (IoT) tem proporcionado soluções para problemas em diversas áreas, dentre as quais a educação destaca-se como uma vertente atual e relevante. Neste artigo são sintetizados os resultados de um Mapeamento Sistemático (MS) conduzido com o objetivo de avaliar o estado da arte na área de IoT aplicada à educação. Entre os resultados obtidos, identificou-se uma relação recorrente da adoção de IoT com foco interdisciplinar e, em especial, no ensino de disciplinas nas áreas de exatas e línguas. No que se refere às tecnologias adotadas, foi possível observar a predominância do uso de dispositivos móveis e RFID tags no desenvolvimento de aplicações IoT para educação. Por outro lado, também foram identificadas lacunas referentes à avaliação das aplicações desenvolvidas. A principal contribuição deste estudo consiste em apresentar uma visão geral da adoção de IoT na educação, proporcionando um direcionamento em relação às principais tendências e lacunas de pesquisa que requerem maior atenção por parte dos pesquisadores, em curto e médio prazo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.499