Analise do Modelo BKT na Avaliacão da Curva de Aprendizagem de Alunos de Algoritmos

Antonio Carlos Raposo, Djefferson Maranhão, Carlos Soares Neto

Resumo


A avaliação de aprendizagem de alunos de algoritmos é complexa, tanto do ponto-de-vista da coleta de dados quanto na análise do resultado obtido com tal coleta. Este artigo discute o emprego de um dos modelos preditivos mais populares na literatura para a avaliação da curva de aprendizagem de alunos,que é o Bayesian Knowledge Tracing (BKT), no contexto de uma disciplina introdutória de algoritmos. A partir de dados coletados em ambiente virtual de aprendizagem criado para o ensino de algoritmos, o emprego do BKT é analisado sob uma ótica qualitativa, em um processo de inspeção individual de diversos voluntários de um experimento. Os resultados mostram que o BKT é promissor para a concepção de tutores inteligentes que reajam ao desempenho individual dos alunos e recomendem conteúdo adequado durante a aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.479