Captura e Visualização das Trajetórias de Aprendizagem como Ferramentas para a Análise do Comportamento dos Estudantes em um Ambiente Adaptativo Educacional

Êrica Peters do Carmo, Isabela Gasparini, Elaine Oliveira

Resumo


Ambientes adaptativos educacionais coletam dados dos usuários para se adaptarem de acordo com suas características. Um desses dados representa a interação dos usuários com os recursos educacionais e está relacionado ao conceito de trajetórias de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo utilizar as trajetórias dos estudantes de um minicurso de algoritmos e lógica de programação para analisar o seu padrão navegacional. Assim, a partir dos dados dos estudantes, suas trajetórias foram capturadas e representadas visualmente. Os resultados obtidos mostram que os estudantes preferem realizar uma navegação linear baseada em conceitos. Contudo, ainda não foi possível traçar uma relação entre os recursos educacionais acessados pelos estudantes e o seu desempenho.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.309