Ferramenta para Autoria e Acompanhamento de Atividades Metacognitivas no Ambiente Moodle

Eduardo Cruz, Edson Pimentel, Juliana Cristina Braga Braga, Wagner Botelho

Resumo


Pesquisas têm indicado que o conhecimento sobre a própria conhecimento é essencial para alcançar uma aprendizagem com qualidade. Este conhecimento pode ser realçado com o desenvolvimento de capacidades metacognitivas, por meio de atividades que buscam envolver o aprendiz no monitoramento do próprio conhecimento. No entanto, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como o Moodle, bastante utilizado por educadores, não possuem nativamente ferramentas que permitam realizar estas atividades, capturar métricas e analisar os resultados. Este artigo tem por objetivo apresentar a ferramenta MetaRef, um plug-in para o Moodle, que permite organizar atividades e coletar métricas metacognitivas. A ferramenta permite ainda o acompanhamento dessas métricas por parte do estudante e do professor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.179