Conduzindo os alunos a resolverem exercícios de programação através da verificação de seus objetivos durante a execução do programa

Adilson Vahldick, Gabriel Naoto Ymai Pereira

Resumo


Os alunos da disciplina de Introdução à Programação de um curso de Engenharia de Software vinham utilizando um framework lúdico para aprender programação em substituição à metodologia tradicional. Em contrapartida, os exercícios eram mais sofisticados, praticamente exigindo em todos os exercícios que o aluno tivesse que realmente planejar a solução para depois resolver com programação. Durante os exercícios de programação, os alunos com dificuldades em resolvê-los precisam ter iniciativa para solicitar auxílio ao professor. Mesmo os mais experientes podem acabar por desistir de resolver o exercício por conta de alguma dificuldade. Para mantê-los motivados em prosseguir, esse trabalho apresenta a inclusão de um novo recurso no framework lúdico que lista todos os objetivos do exercício e, enquanto executa a solução do aluno, é feita a verificação no cumprimento desses objetivos. Esse recurso pode conduzir o aluno a resolver o problema em partes menores, e assim manter-se motivado em concluir o exercício. Esse trabalho apresenta o framework lúdico e demonstra o verificador de objetivos. Foi realizado um experimento com 16 alunos, e os resultados demonstraram que aqueles que usaram esse verificador resolveram mais exercícios do que os alunos que não usaram o recurso.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.71