Desenho Universal para a Aprendizagem : criação e validação de um livro digital acessível

Fernando Marinho, Flávia Souza, Gustavo Lima, Luis Orleans, Márcia Denise Pletsch, Marcia Marin, Marcia Goulart, Patrícia Braun

Resumo


Este artigo apresenta o conceito de Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) que visa atender as especificidades de pessoas que necessitem de suporte em sua aprendizagem. Em outras palavras, consiste em projetar, planejar ações e artefatos pedagógicos que atendam ao maior número possível de indivíduos, sejam eles portadores de algum tipo de deficiência ou não. Como prova de conceito, foi criado um protótipo de um livro didático digital utilizando o conceito do DUA, onde a forma de apresentação do conteúdo se adapta de acordo com as necessidades específicas de quem o utiliza. Este protótipo foi testado com 21 crianças de 9 escolas públicas da Baixada Fluminense em atividade de campo, onde sua eficácia pôde ser comprovada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1878