Panorama da Evasão no Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia: Um Estudo Preliminar
Resumo
Este artigo apresenta uma metodologia em desenvolvimento para estabelecer e analisar o panorama da evasão de discentes em cursos de computação da Universidade Federal de Uberlândia. Especificamente, o estudo é conduzido a partir de dados do curso noturno de Bacharelado em Sistemas de Informação (campus Santa Mônica), os quais são providos pelo sistema de controle acadêmico da universidade. A metodologia compreende a organização dos dados, o cálculo de medidas de evasão e a análise do panorama obtido a partir de diferentes fatores relacionados ao curso (período, perfil do aluno, etc.). Os resultados mostram um panorama com percentuais de evasão elevados além de apresentar uma análise preliminar sobre alguns fatores que podem estar relacionados. As investigações subsequentes pretendem analisar e comparar outros dois cursos de computação da universidade com características distintas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1766