Inferência de Conhecimento a Partir da Detecção Automática de Evidências no Domínio da Programação de Computadores

Andres Porfirio, Roberto Pereira, Eleandro Maschio

Resumo


Durante o processo de aprendizado de programação de computadores o progresso dos alunos é marcado pela aquisição de novas habilidades. O acompanhamento desse progresso, na perspectiva do professor, pode ser uma tarefa complexa quando realizada a partir de percepções manuais. A situação se agrava quando se trata do acompanhamento simultâneo de uma grande quantidade de alunos. Uma das formas de apoio a essa atividade envolve o uso de modelos do aprendiz, onde as habilidades do aluno são mapeadas a fim de facilitar a visualização tanto dos conceitos já adquiridos quanto das lacunas a serem preenchidas. O uso desse tipo de ferramenta é benéfico, porém ainda pode exigir uma grande carga de trabalho quando se trata da alimentação manual dos modelos, sobretudo porque existe a necessidade de atualização contínua dos mesmos. Este trabalho propõe o uso de mecanismos automáticos, baseados na análise de códigos-fonte seguida da detecção de evidências, como fonte de alimentação para o modelo do aprendiz. É apresentado um conjunto de experimentos que demonstram a viabilidade do método. Utiliza-se como cenário de testes um modelo de aprendiz baseado em uma rede bayesiana dinâmica e bases de dados de códigos-fonte em linguagem C.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1553