Extração e Recomendação de Boas e Más Práticas Pedagógicas a Partir de Processos de Ensino e Aprendizagem usando um Sistema Tutor Inteligente Gamificado
Resumo
Recentemente, alguns indicadores educacionais revelaram que uma parcela significativa dos estudantes da Educação Básica apresenta domínio insuficiente em leitura (Língua Portuguesa) e na resolução de problemas (Matemática). Entretanto, existe uma grande expectativa de que o acesso às tecnologias de aprendizagem adaptativa auxilie na prática docente e contribua para melhoria da aprendizagem. Este artigo tem como objetivo extrair boas e más práticas pedagógicas a partir de processos de ensino e de aprendizagem usando um Sistema Tutor Inteligente (STI) gamificado no Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se um estudo misto com design de experimento controlado com professores e estudantes. Os principais resultados mostram evidências significativas de melhoria na aprendizagem dos estudantes no domínio de Língua Portuguesa e Matemática e apresenta 10 boas práticas e 9 más práticas pedagógicas com o uso de STI gamificado.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1353