Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem.

Carla Rodriguez, Rafaela Vilela da Rocha, Denise Goya, Mirtha Fernández Venero, Francisco Zampirolli

Resumo


Vários estudos têm indicado que mobilizar estratégias cognitivas e metacognitivas pode melhorar o desempenho dos alunos. Este artigo descreve critérios que apoiam o uso dessas estratégias no desenvolvimento da lógica de programação e apresenta um checklist que as relaciona com recursos e ferramentas que podem auxiliar o professor a promover seus usos em ambientes virtuais de aprendizagem. Critérios, recursos e ferramentas foram especificados para apoiar o uso dessas estratégias. Uma situação de aprendizagem foi conduzida e, posteriormente, avaliada por alunos e professores, corroborando para a validação desses critérios e a necessidade de implementação dessas estratégias em ambientes computacionais.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1183