Avaliação da Comunicabilidade da WABlind em Enciclopédias On-line

Natacsha Raposo, Thais Castro, Alberto Castro

Resumo


Pessoas com deficiência visual geralmente acessam conteúdo da web por meio de leitores de tela em uma variedade de dispositivos. Embora tais leitores sintetizem, de modo geral, a informação do conteúdo, alunos com deficiência visual podem ter de lidar com complicações adicionais uma vez que precisam compreender detalhes do conteúdo mapeado. A ferramenta WABlind se destina à adaptação de páginas Web buscando torná-las mais acessíveis aos leitores de telas e consequentemente a usuários com deficiência visual. Neste artigo descrevemos uma avaliação da comunicabilidade da WABlind, em particular na sua interface de configuração personalizada, para atender os requisitos de acessibilidade em cenário típico da educação inclusiva: o de alunos cegos acessando enciclopédias on-line. Os resultados dos testes sugerem que o uso da ferramenta de fato contribui para a adaptação de conteúdo educacional no tipo de situação proposta.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1153