Regulação emocional em ambientes educacionais: um mapeamento sistemático

Helena Reis, Renato Kassa, Patricia Jaques, Seiji Isotani, Ramilio Filho

Resumo


Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento dos trabalhos científicos, realizados nos últimos 18 anos, na área de regulação emocional no contexto de informática na educação. Para isso, um mapeamento sistemático foi conduzido nas principais bibliotecas digitais nacionais e internacionais. Inicialmente, foram coletados 1428 artigos, dos quais 34 foram selecionados para análise final. Como resultado, foi apresentado o atual estado da arte em regulação emocional nos ambientes educacionais. Também verificou-se que apesar da maioria dos estudos utilizarem a teoria de regulação emocional de Gross para a regulação emocional do aluno dentro do ambiente educacional, um número significativo ainda não usa quaisquer teorias. Mesmo assim, uma grande parte desses estudos que utilizam uma teoria para a regulação, não revelaram de qual maneira aplicavam as estratégias emocionais. Além disso, foi observado que a maior parte dos estudos não consideram o contexto (e.g. ensino de álgebra) para a regulação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.903