Aplicando a Metáfora dos Cadernos Escolares Digitais para Apoiar o Processo Colaborativo de Resolução de Exercícios de Lógica
Resumo
Este trabalho assume a premissa que simples caderno escolares podem ser implementada digitalmente de forma a não apenas registrar fatos, idéias, dúvidas e dificuldades encontradas no dia a dia da aprendizagem, mas também ajudar na organização dos conteúdos e servir como um meio de interação e colaboração entre grupos de alunos e entre alunos e professores. Para tanto, o trabalho propõe uma ferramenta baseada na web que oferece um espaço livre onde alunos podem fazer anotações, resolver exercícios, armazenar materiais educativos multimídia e documentos, intercambiar informações e interagir com colegas e professores. A ferramenta está voltada para o domínio de ensino de Lógica, sendo integrada a um ambiente de ensino que oferece tutoria inteligente para a resolução de problemas nesta disciplina. O artigo faz uma análise comparativa do estado da prática relativa aos softwares web para cadernos eletrônicos existentes atualmente. Após são apresentadas as principais características do modelo computacional da ferramenta proposta. Ao final são apresentados os resultados da validação experimental dessa ferramenta.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.893