Ensinando com jogos ou jogando com o ensino: a visão da comunidade brasileira de Informática na Educação sobre jogos no ensino de matemática
Resumo
A utilização de jogos educacionais vem recebendo atenção nas diversas áreas do conhecimento, em especial a matemática. Esta, quando auxiliada por abordagens lúdicas, permite aos alunos enxergar aplicações do conteúdo a contextos além dos quais estão acostumados. Contudo, as publicações têm se voltado para a construção do artefato, direcionando pouca atenção à análise da aprendizagem que decorre da ferramenta. Assim, este trabalho apresenta uma revisão sistemática que busca responder "Quais artigos publicados pela comunidade brasileira de Informática na Educação que envolvem o tema de jogo digital no ensino da Matemática investigam a efetividade do aprendizado apoiado com este recurso?". Foram incluídos 11 artigos da comunidade brasileira de Informática na Educação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.735