Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente

Graziela Guarda, Ione Goulart

Resumo


Esse artigo descreve uma metodologia para uso de ferramentas lúdicas amparada pela Computação Desplugada como processo de ensino-aprendizagem para a Educação Básica oriundo das atividades do projeto de pesquisa Logicamente cujo propósito é estudar e buscar alternativas para a construção de um processo de ensino-aprendizagem gamificado que visa contribuir para a inserção de novos métodos e melhoria do rendimento escolar no contexto das Ciências Exatas sob a ótica do Pensamento Computacional. Considerando o cenário escolar brasileiro, foram construídos objetos de aprendizagem com materiais acessíveis para trabalhar a inserção de habilidades como montagem de sequências lógicas, lógica de programação, criptografia, entre outros. Ao final, foi possível identificar melhoras significativas no rendimento escolar dos estudantes atendidos.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.486