Uma Arquitetura Pedagógica para Aprendizagem baseada na Fabricação Digital

Karen Borges, Crediné de Menezes

Resumo


A Aprendizagem Mão Na Massa, tem como princípio o aprender pelo fazer e está fundamentada no construcionismo de Seymourt Papert. Com a evolução tecnológica os objetos para pensar com de Papert, passaram a contar com kits de robótica, kits de automação e ferramentas de fabricação digital. Em makerspaces educacionais, ferramentas como cortadora laser e impressora 3D tornam-se aliadas da aprendizagem uma vez que permitem tornar concreto aquilo que antes só existia no plano das ideias e das possibilidades. É preciso, porém, que a atividade na qual os sujeitos se engajem tenha por objetivo não apenas a construção do artefato, mas também a reflexão sobre as atividades e seus resultados, e a consequente tomada de consciência, que leva ao desenvolvimento de novos esquemas e operações, próprios do processo de desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, propomos uma Arquitetura Pedagógica que utiliza a fabricação digital como suporte tecnológico para a construção do conhecimento, de acordo com a teoria de Jean Piaget. Neste artigo iremos apresentar a Arquitetura Pedagógica Para Aprendizagem em Makerspaces Educacionais (APAME), através de sua concepção, o suporte computacional apropriado e apresentando um exemplo de uso durante uma Oficina de Criação de Barquinhos a Vela, e como as atividades desenvolvidas foram capazes de fazer com que os participantes utilizassem o pensamento formal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.457