IFQuimical: uma proposta de mediação no processo ensino-aprendizagem de química

Janainne Alves, Arthur Machado França de Almeida, Marcos Vieira, Adriano Carvalho, Maria Leite

Resumo


Chemistry is a science related to the most diverse vital processes, which makes it present in various everyday situations. However, it is still considered complex and with a high degree of difficulty in learning by a significant number of students in basic education. Considering technological advances, the popularization of these resources and the implementation of new forms of interaction in the school environment, IFQuimical is presented as a mediating educational tool in the teaching-learning process, providing different ways of interaction,significationandre-significationofchemistry. The software was developed to assist students and teachers in theteaching of chemistry at the secondary level, according to the National Curricular Parameters and the National Curricular Base, which highlight the need for a citizen training that considers the new social relations and forms of interaction with the world . Currently, the IFQuimical provides the balancing of acid-base equations, with the respective inorganic salts formed, the images of these salts and their chemical properties, enables the user to create a simulation based on National High School Examination questions, besides presenting glassware available in the laboratory and its applications. Resumo: A química é uma ciência relacionada aos mais diversos processos vitais,o que a faz presente em várias situações do cotidiano. Porém,ainda é considerada complexa e com elevado grau de dificuldade na aprendizagem por um número significativo de alunos da educação básica. Considerando os avanços tecnológicos, a popularização destes recursos e a implementação de novas formas de interação no ambiente escolar, o IFQuimical é apresentado como uma ferramenta educacional mediadora no processo ensino-aprendizagem, proporcionado diferentes maneiras de interação, significação e ressignificação da química. O software foi desenvolvido para auxiliar discentes e docentes no ensino de química, nível médio, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Curricular, que destacam a necessidade de uma formação cidadã, que considere as novas relações sociais e formas de interação com o mundo. Atualmente, o IFQuimical disponibiliza o balanceamento de equações acido-base, com os respectivos sais inorgânicos formados, as imagens destes sais e suas propriedades químicas, possibilita ao usuário a criação de um simulado baseado em questões do Exame Nacional do Ensino Médio, além de apresentar vidrarias elementares disponíveis em laboratório e suas aplicações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.61