Ambiente Educacional Baseado em Estilos Cognitivos Aplicado ao Domínio da Geografia

Andréa Konzen da Silva, Rejane Frozza, Ana Luiza Wagner, Alessandra G. Mainieri, Kurt Molz, Jacques Schreiber, Jorge Tautz, Ricardo Pedó

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta o protótipo de um ambiente educacional, desenvolvido como um sistema tutor inteligente baseado em estilos cognitivos de raciocínio, com a atuação de dois agentes pedagógicos que desempenham diferentes funções – o agente tutor e o agente companheiro. O ambiente educacional possui uma base com o material instrucional desenvolvido na área de Geografia e o processo de validação foi realizado com alunos do terceiro ano do ensino médio público. Este projeto visa contribuir no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo um ambiente dinâmico e de interação com os alunos, respeitando e adaptando-se às suas características de aprendizagem.

Abstract: This paper presents the prototype of an educational system, an intelligent tutoring system based on reasoning cognitive style, with two pedagogical agents who perform different functions – the tutor and companion agents. The educational system has a base with contents in the Geography area and the validation process was performed with students of pubic high school. This project aim to contribute in teaching-learning process, that offers a dynamic environment of interaction with the students.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.320-323