Ambiente Educacional Baseado em Estilos Cognitivos Aplicado ao Domínio da Geografia
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta o protótipo de um ambiente educacional, desenvolvido como um sistema tutor inteligente baseado em estilos cognitivos de raciocínio, com a atuação de dois agentes pedagógicos que desempenham diferentes funções – o agente tutor e o agente companheiro. O ambiente educacional possui uma base com o material instrucional desenvolvido na área de Geografia e o processo de validação foi realizado com alunos do terceiro ano do ensino médio público. Este projeto visa contribuir no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo um ambiente dinâmico e de interação com os alunos, respeitando e adaptando-se às suas características de aprendizagem.
Abstract: This paper presents the prototype of an educational system, an intelligent tutoring system based on reasoning cognitive style, with two pedagogical agents who perform different functions – the tutor and companion agents. The educational system has a base with contents in the Geography area and the validation process was performed with students of pubic high school. This project aim to contribute in teaching-learning process, that offers a dynamic environment of interaction with the students.
Abstract: This paper presents the prototype of an educational system, an intelligent tutoring system based on reasoning cognitive style, with two pedagogical agents who perform different functions – the tutor and companion agents. The educational system has a base with contents in the Geography area and the validation process was performed with students of pubic high school. This project aim to contribute in teaching-learning process, that offers a dynamic environment of interaction with the students.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.320-323