Reconhecimento Automático de Representações de Rúbricas em Agrupamentos de Soluções de Exercícios de Programação
Resumo
A avaliação de exercícios de programação é um processo complexo porque para cada exercício que um professor aplica é comum haver várias possibilidades de soluções. Como nem sempre o professor conhece todas as possíveis soluções de um exercício, é sempre um desafio para ele justificar todos os critérios de sua avaliação. Com o objetivo de apoiar o processo de avaliação de programação, este trabalho propõe uma estratégia baseada em técnicas de clustering e de Análise de Componentes Principais (PCA) para reconhecer, a partir de soluções desenvolvidas por alunos, exemplos de soluções que representem, em um esquema de rúbricas, os escores atribuídos por um professor. Os resultados dos experimentos em soluções reais de exercícios de programação indicam que o nosso método reconhece soluções com escores altos, médios e baixos demandando pouco esforço de avaliação de professores.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1106