Mapeamento de dados de um LMS para medida de construtos da distância transacional

Jorge Luis Cavalcanti Ramos, João Silva, Rodrigo Rodrigues, Alex Sandro Gomes, Fernando da Fonseca de Souza

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta para o mapeamento de dados de comportamento de usuários deixados em um Learning Management System (LMS) em variáveis que representam os construtos da distância transacional (diálogo, estrutura e autonomia). O objetivo foi descrever e validar um conjunto de variáveis com as quais esses construtos podem ser medidos, permitindo o desenvolvimento de pesquisas na área, assim como a obtenção destas medidas a qualquer momento durante o curso e sem a necessidade de questionários. A identificação de um conjunto inicial foi feita por revisão da literatura, complementada com uma análise das variáveis no banco de dados do LMS. Em seguida, um grupo de especialistas validou o conjunto inicial de atributos. A criação e validação de um conjunto final de variáveis foi feita a partir da Análise Fatorial Confirmatória (CFA), que apontou como cada construto pode ser representado por um conjunto de atributos obtidos a partir do banco de dados do LMS.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1056