Mapeamento de dados de um LMS para medida de construtos da distância transacional
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta para o mapeamento de dados de comportamento de usuários deixados em um Learning Management System (LMS) em variáveis que representam os construtos da distância transacional (diálogo, estrutura e autonomia). O objetivo foi descrever e validar um conjunto de variáveis com as quais esses construtos podem ser medidos, permitindo o desenvolvimento de pesquisas na área, assim como a obtenção destas medidas a qualquer momento durante o curso e sem a necessidade de questionários. A identificação de um conjunto inicial foi feita por revisão da literatura, complementada com uma análise das variáveis no banco de dados do LMS. Em seguida, um grupo de especialistas validou o conjunto inicial de atributos. A criação e validação de um conjunto final de variáveis foi feita a partir da Análise Fatorial Confirmatória (CFA), que apontou como cada construto pode ser representado por um conjunto de atributos obtidos a partir do banco de dados do LMS.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1056