Sistema de Avaliação de TCC baseado em Lógica Fuzzy

Andson Balieiro, Sebastião Neto, Eraylson Galdino

Resumo


O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca instigar nos alunos de graduação a pesquisa cientifica, e o desenvolvimento de habilidades importantes. A avaliação do TCC adota diversos critérios. Em geral, a soma ponderada das notas de cada critério é adotada para definir a nota final do trabalho e indicar se ele foi aprovado ou não. Este modelo de avaliação pode ocasionar a insatisfação do aluno com o resultado (ex. com nota 5, 99, o TCC é considerado reprovado, enquanto que com nota 6, 00 está aprovado, dado um limiar igual a 6,0). Com isso, torna-se necessário o uso de outros modelos de avaliação que realize uma transição mais suave entre os conceitos de aprovado. Neste aspecto, um sistema de avaliação de TCC baseado em Lógica Fuzzy é proposto. Uma avaliação de conformidade é realizada adotando casos extremos e intermediários para mostrar a sua aplicabilidade em ambientes reais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.986