Uma Abordagem de Regressão Múltipla para Validação de Variáveis de Autorregulação da Aprendizagem em Ambientes de LMS

Rodrigo Rodrigues, João Silva, Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Fernando da Fonseca de Souza, Alex Sandro Gomes

Resumo


O presente estudo visa investigar a aplicabilidade do modelo de Regressão Múltipla para a validação de variáveis comportamentais de autorregulação da aprendizagem em contexto de EAD. Foi realizada uma pesquisa com 408 participantes de cursos na modalidade EAD com idade média de 30 anos (DP=18,23). A coleta dos dados foi feita através de uma abordagem híbrida entre questionário e variáveis de arquivos de log, com o objetivo de analisar se a afirmação dos alunos, respondida através do questionário, era explicada pelo seu comportamento dentro da plataforma de LMS. Como resultado, foi validado um conjunto de treze variáveis significativas referentes ao comportamento de autorregulação da aprendizagem dos alunos na plataforma Moodle.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.916