MACteaching: Utilizando um Jogo para Apoio ao Ensino do Método de Avaliação de Comunicabilidade

Ruddá Brito, Martha Fernandes, Wagner Queiroz, Bruno Pedraca de Souza, Bruno Bonifácio, Priscila Silva Fernandes

Resumo


A utilização de tecnologias de software dentro do ambiente educacional tem criado novas práticas pedagógicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Esse cenário contribuiu para o crescimento do número de aplicativos móveis desenvolvidos para apoiar este processo. Criar novas aplicações, que atendam as expectativas dos usuários traz novos desafios para os cursos de Tecnologia da Informação (TI). Nesse contexto, a área Interação Humano-Computador (IHC) traz uma visão inovadora sobre o processo de criação de aplicativos. Todavia ensinar IHC não é tarefa fácil. O presente trabalho apresenta o MACteaching, um jogo que visa auxiliar o ensino do Método de Avaliação de Comunicabilidade, um método de IHC, de forma lúdica. Além de apresentar o jogo, este artigo descreve o processo de desenvolvimento e a avaliação experimental de ensino nas disciplinas de IHC.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.796