Uso de Conhecimento de Senso Comum para Atender a Requisitos Pedagógicos no Planejamento de Ações de Aprendizagem
Resumo
Resumo: Este artigo discute a utilização de conhecimento de senso comum para apoiar professores a planejar Ações de Aprendizagem (AAs), que atendam a requisitos pedagógicos apresentados em quatro Teorias de Ensino e Aprendizagem de autores renomados na área pedagógica – Freire, Freinet, Ausubel e Gangné. Também é discutido como tecnologias computacionais podem viabilizar a utilização deste tipo de conhecimento por professores.
Abstract: This paper discuss the use of common sense knowledge to support teachers to plan learning activities, which fit to pedagogical issues presented in four Learning Theories of renowned authors in the pedagogical area – Freire, Freinet, Ausubel and Gagné. It is also discussed how computational technologies can make viable the use of this kind of knowledge by teachers.
Abstract: This paper discuss the use of common sense knowledge to support teachers to plan learning activities, which fit to pedagogical issues presented in four Learning Theories of renowned authors in the pedagogical area – Freire, Freinet, Ausubel and Gagné. It is also discussed how computational technologies can make viable the use of this kind of knowledge by teachers.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.292-295