Desenvolvimento e avaliação de um jogo multiplayer voltado à prática de atividades em sala de aula

Edwyn Luis, André Campos, Emerson Alencar, Alberto Signoretti

Resumo


O presente trabalho apresenta uma estratégia para aproveitar os recursos digitais que alunos trazem às escolas (smartphones) para criar dinâmicas estimulantes para a realização de atividades em sala de aula. A estratégia é uma adaptação de dinâmicas de grupo e gincanas realizadas por professores durante aulas para motivar o estudo prévio de conteúdos, porém usando meios digitais para criar novas possibilidades de interação. Para tal, foi desenvolvido um jogo multiusuário, denominado ``Desafio'', que possui suporte a diferentes tipos de atividades interativas (quizzes, casamento chave-valor, entre outros). A mecânica do jogo segue a linha de jogos de gincana, onde os alunos são divididos em equipes e precisam colaborar entre si para fazer sua equipe vencer a adversária. Ao longo do jogo, os jogadores ganham itens que podem servir tanto para atrapalhar membros da equipe adversária, quanto para ajudar membros de sua equipe. A definição de itens competitivos e colaborativos ajudou a estabelecer um balanceamento adequado do jogo, permitindo que alunos com diferentes níveis de conhecimento no conteúdo possam aspirar em vencer o jogo. O jogo foi avaliado em turmas de disciplinas básicas de cursos de Tecnologia da Informação, apresentando resultados positivos no engajamento da atividade em sala de aula.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.647