Explorando Robótica com Pensamento Computacional no Ensino Médio: Um estudo sobre seus efeitos na educação

Isabelle Maria Lima de Souza, Rivanilson da Silva Rodrigues, Wilkerson Andrade

Resumo


Oficinas de robótica para educação básica frequentemente são propostas com vista ao aprimoramento de práticas de ensino em diferentes disciplinas. Contudo, o ensino dessas oficinas é demasiadamente dificultado diante da deficiência na formação docente e discente em competências do Pensamento Computacional (PC). Nesse sentido, com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nessas oficinas foi realizado um curso de robótica com ênfase em PC para o Ensino Médio nas Escolas SESI Paraíba. Avaliamos estatisticamente os efeitos do referido curso no desempenho de 729 estudantes aprovados no 1º ano do Ensino Médio. Os resultados apontam que o desempenho dos alunos foi significativamente aprimorado após o curso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.490