Um Estudo Comparativo da Concepção e Validação do Objeto de Aprendizagem TermoFísica para a Compreensão de Conceitos Termodinâmicos

Eder Paulus Moraes Guerra, Herik Zednik Rodrigues, Airton F. Sampaio Xavier, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, José Aires de Castro Filho, Mauro Cavalcante Pequeno

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta resultados relacionados ao desenvolvimento de uma pesquisa de campo aplicada ao Ensino de Física com a utilização do Objeto de Aprendizagem - OA TermoFísica. Esta pesquisa tinha como objetivo medir o Potencial Pedagógico Computacional deste objeto. Para a realização deste estudo foi delineado um experimento com alunos do ensino médio. Os resultados alcançados demonstram a viabilidade do uso de tal ferramenta computacional no ensino de Física e validam sua metodologia de desenvolvimento.

Abstract: This paper presents results related to the development of an applied field research to Physics Teaching with the use of the Object Learning - OA TermoFísica. This research had as objective measures the Pedagogic Potential Computacional this object. This OA has a group of interactive virtual experiments in Thermodynamics. The reached results demonstrate the viability of use of such a tool computacional in Physics teaching and they validate your development methodology.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.271-274