Avaliação do modelo M-ROAMI: um experimento para a análise do seu potencial de ensino, interatividade e ubiquidade

Nubia dos Santos Rosa Santana dos Santos, Leandro Wives, José Valdeni De Lima, Alexandre Hauber da Silva

Resumo


O uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem traz benefícios, mas também proporciona uma quantidade enorme de estímulos. Dessa forma, o uso de dispositivos móveis nesse processo requer um método eficiente para não prejudicar a dedicação e a concentração dos alunos. Nesse contexto, este artigo concentra-se no planejamento de Objetos de Aprendizagem Multimodais (OAM) de modo a aproveitar os recursos dos dispositivos móveis integrados a outras mídias. Para demonstrar a viabilidade dessa proposta, este artigo apresenta um experimento realizado com um OAM desenvolvido no modelo M-ROAMI. Os resultados obtidos evidenciam que o modelo oferece diferentes oportunidades de interatividade e aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.220