Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil

Christiano Avila, Adriana Bordini, Monica Marques, Simone Cavalheiro, Luciana Foss

Resumo


Este artigo apresenta um levantamento de projetos na área do Pensamento Computacional (PC) que foram publicados nos principais veículos de Informática na Educação no Brasil. Neste estudo foram identificadas 5 abordagens que têm sido adotadas para a introdução do PC no Brasil, das quais as de maior ocorrência são experiências de ensino para introdução de conceitos do PC com diferentes público-alvo e propostas ou avaliações de metodologias e práticas para desenvolver o PC. A pesquisa foi realizada, procurando responder as seguintes questões: Qual tem sido o objetivo de estudo dos trabalhos na área? Qual o público alvo e o número de participantes da pesquisa? Quais os resultados reportados? Quais ambientes ou ferramentas têm sido adotados? O objetivo deste levantamento é descrever os avanços no Brasil sobre o tema PC.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.200