Avaliação da Aprendizagem em Ambientes Educacionais: Uma Revisão Sistemática

Alane de Almeida Ferreira, Vera Werneck, Neide Santos

Resumo


Abstract. The paper presents a systematic review on evaluation of Virtual Learning Environments in order to identify methods and techniques used in VLE uses evaluation. The work describes the review steps and presents the results. From the final selection of 46 articles found in literature sources, widely consulted by computers in education community, it appears that there is a tendency to build evaluation models based on questionnaires and the use of pre and post-tests. Most studies show a positive impact on VLE use. Some of them present variables that can hinder the results. These variables impact in AVA-based learning process needs to be better investigated. Resumo. Este artigo descreve uma revisão sistemática sobre a avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para identificar métodos e técnicas utilizadas na avaliação do uso desses ambientes. A partir da seleção final de 46 artigos, encontrados em fontes de referência amplamente consultadas pela comunidade de informática na educação, verifica-se tendência na construção de modelos de avaliação, baseados em questionários e no uso de pré e pós testes. Muitos trabalhos apontam impacto positivo no uso dos AVAs e alguns apresentam variáveis que podem comprometer os resultados. O impacto dessas variáveis no processo de aprendizagem mediado por AVAs precisa ser melhor investigado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.179