Interface Adaptativa em Sistema Hipermídia para Apoio ao Ensino de Matemática

Silvana Bertolazi, Marilia Amaral

Resumo


Resumo: Este meta-artigo visa apresentar desenvolvimento de pesquisa e protótipo envolvendo algumas tecnologias de adaptação de conteúdo e apresentação que permitem melhor interação em um sistema hipermídia adaptativo. Para isso, o domínio educacional escolhido baseia-se em alguns tópicos da disciplina de Matemática usualmente estudados nas quatro séries do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Estado do Paraná. A idéia principal da apresentação adaptativa é adaptar o conteúdo de um nodo, (texto e multimídia) apresentado ao usuário para melhor corresponder ao seu modelo.

Abstract: This goal-article aims at to present development of research and archetype involving some technologies of adaptation of content and presentation that allow interaction in a adaptativo hipermídia system better. For this, the chosen educational domain is based on some studied topics of usually disciplines of Mathematics in the four series of Basic Ensino of Public Schools of the State of the Paraná. The main idea of the adaptativa presentation is to adapt the content of a node, (text and multimedia) presented the user better to correspond to its model.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.242-246