Dialogismo: a idéia de gênero discursivo aplicada ao desenvolvimento de software educativo


Resumo


Resumo: Este artigo propõe a idéia de gêneros discursivos para uma metodologia de desenvolvimento de software educativo. Registramos e analisamos as atividades em fábricas de software, seguimos os artefatos ali construídos até o momento de uso e analisamos a atividade de seus usuários. Concluímos sobre as particularidades inerentes ao processo e as formas pelas quais o pólo não-humano do diálogo aluno-máquina pode tornar-se mais responsivo às ações humanas.

Abstract: Este artigo propõe a idéia de gêneros discursivos para uma metodologia de desenvolvimento de software educativo. Registramos e analisamos as atividades em fábricas de software, seguimos os artefatos ali construídos até o momento de uso e analisamos a atividade de seus usuários. Concluímos sobre as particularidades inerentes ao processo e as formas pelas quais o pólo não-humano do diálogo aluno-máquina pode tornar-se mais responsivo às ações humanas.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.231-241