Processo Interativo de Design de Objetos de Aprendizagem por Professores: a Proposta DOA
Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica, denominada DOA (Design de Objetos de Aprendizagem) que oferece “indicativos” organizados em atividades interativas que vão desde a análise de conteúdo a serem modelados em Objetos de Aprendizagem (OAs), até a especificação dos mesmos, seguindo uma padronização de metadados fundamentada no padrão IEEE-LOM. A abordagem metodológica utilizada levou a um resultado experimental positivo que demonstrou viabilidade das atividades propostas no DOA por professores.
Abstract: This paper presents a methodological proposal, named DOA (Design de Objetos de Aprendizagem) which offers “indications” structured into interactive activities, from content analysis to their specifications. The specification follows a metadata standardization based in IEEE-LOM. Such methodological approach can produce a positive result that proves the viability of activities in DOA for teachers.
Abstract: This paper presents a methodological proposal, named DOA (Design de Objetos de Aprendizagem) which offers “indications” structured into interactive activities, from content analysis to their specifications. The specification follows a metadata standardization based in IEEE-LOM. Such methodological approach can produce a positive result that proves the viability of activities in DOA for teachers.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.13-16