TV Digital e Educação a Distância: Discutindo Alguns Pontos e Propondo um Protótipo de Sistema

Felipe Stutz de Matos, Wilhelm Santanna Julião, Neide Santos

Resumo


Resumo: O tema TV Digital (TVD) recebeu grande destaque na mídia em 2006, repercutindo em vários setores da sociedade, quando foi definido o padrão de modulação digital a ser adotado no Brasil. O Governo optou pelo padrão japonês e se comprometeu com a inclusão de tecnologias nacionais, visando adaptar o sistema às necessidades do país. A TVD abre a possibilidade de inclusão digital da população e de utilização do novo meio de comunicação para a educação a distância (EaD). Ela atenderia às necessidades atuais de educar parte da população brasileira que não tem acesso facilitado a escolas e universidades, além de apoiar a educação continuada e profissional. O objetivo do artigo é analisar as possibilidades da TVD como suporte à EaD, discutir interatividade em TVD e a interatividade com vistas à oferta de EaD e oferecer um exemplo teórico de modelagem de um protótipo de aplicação.

Abstract: O tema TV Digital (TVD) recebeu grande destaque na mídia em 2006, repercutindo em vários setores da sociedade, quando foi definido o padrão de modulação digital a ser adotado no Brasil. O Governo optou pelo padrão japonês e se comprometeu com a inclusão de tecnologias nacionais, visando adaptar o sistema às necessidades do país. A TVD abre a possibilidade de inclusão digital da população e de utilização do novo meio de comunicação para a educação a distância (EaD). Ela atenderia às necessidades atuais de educar parte da população brasileira que não tem acesso facilitado a escolas e universidades, além de apoiar a educação continuada e profissional. O objetivo do artigo é analisar as possibilidades da TVD como suporte à EaD, discutir interatividade em TVD e a interatividade com vistas à oferta de EaD e oferecer um exemplo teórico de modelagem de um protótipo de aplicação.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.569-578