Design de Atividades de Aprendizagem que usam Jogos como princípio para Cooperação

Eveline de J. V. Sá, Jeane S. F. Teixeira, Clovis T. Fernandes

Resumo


Resumo: O Learning Design é um conjunto de especificações para definir Atividades de Aprendizagem. Para o design de tais atividades é necessário a descrição dos recursos, atores e ações do processo de aprendizagem a partir da definição de cenários de aprendizagem e do fluxo de aprendizagem cooperativa, considerados aspectos essenciais para o Learning Design. Neste artigo propõe-se uma modelagem de atividades de aprendizagem que usam jogos como estratégia cooperativa prevendo cenários de aprendizagem, bem como, uma extensão dos Padrões de Fluxo de Aprendizagem Cooperativa (CLFP) com uso de Jogos como complemento da modelagem. A integração de Jogos e Cooperação pode tornar o processo de aprendizagem mais significativo.

Abstract: The Learning Design is a set specification for to define Learning Activities. For design that activities is necessary the description of resources, actors and action of the process of learning from definition of learning scenarios and the flow of collaborative learning, considered essential aspects for the Learning Design. In this paper is propose a modeling of learning activities that use games as collaborative strategy foreseeing learning scenarios, as well as, an extension of the Collaborative Learning Flow Patterns (CLFP) with use of Games as complement of the modeling. The integration of Games and Cooperation can become the learning process more meaningful.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.539-549