Uma investigação de STI que emprega a PBL de forma individual

Adriana da Silva Jacinto, José Maria Parente de Oliveira

Resumo


Resumo: Este trabalho tem como propósito interpretar resultados de uso de um STI pela Internet que emprega como modelo pedagógico a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). A arquitetura de STI empregada se apoiou na tecnologia de Web Semântica. O uso dessa abordagem permitiu uma clara separação de interesses de cada módulo do sistema, uma vez que cada componente pode ser representado por uma ontologia própria. Embora para o estudo não tenha sido utilizado um grande número de aprendizes, os resultados indicam que o STI que utilizou a PBL tem potencial de uso prático para proporcionar experiências de aprendizagem significativas.

Abstract: This paper aims at analyzing the results of use of an Internet based ITS that uses Problem based Learning (PBL) as a pedagogical model. The ITS’s architecture has been based on the Semantic Web Technology. Such an architectural approach provided a clear concern separation of each system component, once each component has been represented by a specific ontology. Though for the analysis the number of participant learners has not been high, the obtained results indicate that the implemented ITS with the PBL approach may provide meaningful learning experiences.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.360-369