Uma Proposta de Aplicação de Lógica Fuzzy para Modelagem do Processo de Raciocínio de um Assistente Virtual

Vandor R. V. Rissoli, Lúcia M. M. Giraffa, Dante A. C. Barone

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta uma arquitetura diferente de Sistema Tutor Inteligente, onde se inclui o docente como agente externo, organizador e interventor do processo de atendimento do aluno no contexto do sistema. O arcabouço conceitual usado para apoiar esta proposta se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e no uso de Mapas Conceituais como elementos para se organizar o conteúdo do domínio da aplicação. Na modelagem do aluno é incorporada a Lógica Fuzzy que permite representar informações do aluno associadas aos aspectos mais qualitativos e incertos.

Abstract: This paper presents a proposal to build an Intelligent Tutoring System using Fuzzy Logic to model the student in order to handle with qualitative aspects regarding his/her behavior. The domain module is modeled based on Conceptual Maps that allow teacher to better organize the contents in a hierarchical way. In this proposal the teacher works as an external agent which can interfere to modify or adjust the tutor module set of rules.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.350-359