Escrever e reescrever pela WEB: práticas de escrita utilizando o objeto de aprendizagem CARTOLA

Evandro Alves, Cíntia Nunes, Margarete Axt, Andrei R. Thomaz, Thiago Esser

Resumo


Resumo: Este trabalho apresenta o objeto de aprendizagem Cartola, que permite escrever e reescrever, individual e/ou coletivamente, textos na WEB. São apresentados: (1) sua concepção e estratégias pedagógicas; (2) seu modo de funcionamento e sua dinâmica lúdica; (3) possíveis utilizações na prática pedagógica; (4) resultados parciais da investigação sobre seu uso. Esses resultados apontam para práticas de escrita diversas, sensíveis a atividades pedagógicas que enfatizem o aprendizado do código escrito mediante construção textual. Depreende-se dos dados analisados que o Cartola pode fomentar um ambiente de escrita e leitura, favorecendo a criatividade, a produção de sentidos e a construção do conhecimento no ambiente escolar.

Abstract: This paper introduces Cartola, a learning object which makes possible to write and to edit texts in a website, in individual and collaborative ways. The presented topics are: (1) its conception and pedagogical strategies; (2) how it works and its ludic dynamic; (3) possible uses in the context of pedagogical practice; (4) partial conclusions of the research about its use. These conclusions lead to several writing practices, sensitives to pedagogical activities that highlight the learning of written language through the textual building. We can conclude, from analysed data, that Cartola can stimulate an environment of writing and reading, supporting the creativity, the production of meaning and the knowledge building in the scholar environment.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.320-329