Definição Formal de Táticas de Xadrez por Meio da Autoria Incremental de Conceitos Heurísticos
Resumo
Resumo: O artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a definição formal e incrementável de conhecimentos heurísticos de jogos. Primeiramente, foi realizada uma análise crítica dos conceitos existentes e inerentes à formalização de conhecimentos heurísticos de jogos, incluindo fundamentos como vantagem espacial, temporal e material, os quais foram cuidadosamente observados inclusive sob seus aspectos de simetria em relação aos jogadores. Na segunda etapa, foi especificada uma linguagem para a definição de heurísticas de jogos, chamada DHJOG. Essa linguagem permite a formalização completa destes conhecimentos heurísticos e o uso da especificação criada para alimentar um simulador de partidas de dois jogadores. A definição de parâmetros heurísticos se fundamenta em Regras de Produção e Máquinas de Estados Finitos. Finalmente, um protótipo de ferramenta de autoria foi implementado e serve agora como meio para a validação da linguagem DHJOG em escolas de Xadrez.
Abstract: The paper presents the research results about a formal and incremental definition of heuristics knowledge for games. Firstly, a critical analysis of the existing concepts, intrinsic to heuristic knowledge formalization in games, took place, including temporal-, spatial- and material-advantage aspects, which also considered symmetry across de players. Secondly, a heuristics definition language, called DHJOG, was proposed. The language allows the complete formalization of heuristic knowledge so that it can be applied in simulated two-player matches. The definition of heuristic parameters is based on the formalisms of Production Rules and Finite State Machines. Finally, a prototype authoring tool was implemented and now serves as a means to validate the DHJOG language in Chess training centres.
Abstract: The paper presents the research results about a formal and incremental definition of heuristics knowledge for games. Firstly, a critical analysis of the existing concepts, intrinsic to heuristic knowledge formalization in games, took place, including temporal-, spatial- and material-advantage aspects, which also considered symmetry across de players. Secondly, a heuristics definition language, called DHJOG, was proposed. The language allows the complete formalization of heuristic knowledge so that it can be applied in simulated two-player matches. The definition of heuristic parameters is based on the formalisms of Production Rules and Finite State Machines. Finally, a prototype authoring tool was implemented and now serves as a means to validate the DHJOG language in Chess training centres.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.155-164