A multiplicidade de papéis e o suporte computacional às arquiteturas pedagógicas
Resumo
A medida que as regras de interação, em atividades colaborativas, tornam-se mais complexas, exige-se uma demanda maior de trabalho de articulação dos compromissos e coordenação das tarefas dos participantes. Os mecanismos explícitos de coordenação, apoiado pelo suporte computacional, podem reduzir os conflitos operacionais nos trabalhos em grupo e favorecer a organização das responsabilidades de cada colaborador. Destaca-se neste trabalho, as atividades cooperativas, apoiada por propostas pedagógicas, que estabelecem múltiplos papéis a um mesmo colaborador. Como método de pesquisa, realiza-se uma pesquisa exploratória para identificar os requisitos funcionais de software, através dos modelos comportamentais das Arquiteturas Pedagógicas Debate de Teses e Controvérsia Acadêmica. Como resultado, apresenta-se uma proposta de modelagem estrutural capaz de satisfazer o suporte a multiplicidade de papéis, baseada nos requisitos identificados nas Arquiteturas Pedagógicas analisadas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1313