Bate-papo Colaborativo ou Centrado no Professor?
Resumo
Com o crescimento da educação a distância no Brasil no ensino superior, o bate-papo tem se tornado um meio cada vez mais importante. Apesar de ser um meio de conversação em que se estabelece a relação todos-para-todos entre os interlocutores, na educação pode ocorrer do professor se tornar o centro das atenções aproximando-se de um modelo todos-um (todos os alunos falando para o professor). Para caracterizar a relação entre os sujeitos de uma sessão de bate-papo, a presente pesquisa propõe um método de análise da relação entre os interlocutores, com base nos conceitos de Análise de Redes Sociais, para identificar se a conversação estabelecida no bate-papo foi colaborativa ou centrada no professor. Isso nos faz questionar as práticas pedagógicas online que estão sendo realizadas por meio do bate-papo: o professor-mediador está promovendo a colaboração entre os alunos ou está reforçando a assimetria comunicacional entre os papéis professor-alunos tal como tipicamente imposta na sala de aula presencial tradicional? Diferentemente do que se espera, muitas sessões de bate-papo são realizadas de modo centrado no professor, conforme discutido neste artigo.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1303