O jogo educacional por computador como estratégia de apoio no ensino e aprendizagem da Matemática Elementar
Resumo
Resumo: Este trabalho visa buscar novas estratégias que possam ajudar os alunos quando da passagem do raciocínio aritmético para o raciocínio algébrico (abstrato), como também, estudar os jogos educativos por computador com abordagem educacional, com a finalidade de incluí-los no ensino a percepção do raciocínio algébrico. Com o uso de jogos computacionais educativos elaboramos uma experimentação com alunos na faixa etária em torno dos sete e oito anos de idade. O desenvolvimento cognitivo pode ser caracterizado de forma útil, significativo de aquisição seqüencial de regras ou estratégias para a solução de problemas. Neste contexto, o processamento da informação não desconsidera a teoria piagetiana, mas abre-se para aspectos relevantes em ambos os campos capazes de proporcionar uma visão ampla do desenvolvimento cognitivo [Costa, Soares e Lima, 2002]. Aliada às contribuições da epistemologia genética e às do processamento de informação, a informática apresenta-se como estratégia de apoio a novas formas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, com a utilização de produtos de softwares educacionais, a tecnologia computacional pode contribuir na formação integral e crítica do homem, podendo aumentar a eficácia do ensino e, permitir a individualização de atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem [Santos e Segre, 1991]. Este artigo apresenta um estudo de experimental, com aplicação do jogo por computador NumerAmigos® [Divertire, 1998] no ensino e aprendizagem de álgebra elementar, numa perspectiva cognitiva na passagem do raciocínio aritmético para o raciocínio algébrico.
Abstract: Este trabalho visa buscar novas estratégias que possam ajudar os alunos quando da passagem do raciocínio aritmético para o raciocínio algébrico (abstrato), como também, estudar os jogos educativos por computador com abordagem educacional, com a finalidade de incluí-los no ensino a percepção do raciocínio algébrico. Com o uso de jogos computacionais educativos elaboramos uma experimentação com alunos na faixa etária em torno dos sete e oito anos de idade. O desenvolvimento cognitivo pode ser caracterizado de forma útil, significativo de aquisição seqüencial de regras ou estratégias para a solução de problemas. Neste contexto, o processamento da informação não desconsidera a teoria piagetiana, mas abre-se para aspectos relevantes em ambos os campos capazes de proporcionar uma visão ampla do desenvolvimento cognitivo [Costa, Soares e Lima, 2002]. Aliada às contribuições da epistemologia genética e às do processamento de informação, a informática apresenta-se como estratégia de apoio a novas formas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, com a utilização de produtos de softwares educacionais, a tecnologia computacional pode contribuir na formação integral e crítica do homem, podendo aumentar a eficácia do ensino e, permitir a individualização de atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem [Santos e Segre, 1991]. Este artigo apresenta um estudo de experimental, com aplicação do jogo por computador NumerAmigos® [Divertire, 1998] no ensino e aprendizagem de álgebra elementar, numa perspectiva cognitiva na passagem do raciocínio aritmético para o raciocínio algébrico.
Abstract: Este trabalho visa buscar novas estratégias que possam ajudar os alunos quando da passagem do raciocínio aritmético para o raciocínio algébrico (abstrato), como também, estudar os jogos educativos por computador com abordagem educacional, com a finalidade de incluí-los no ensino a percepção do raciocínio algébrico. Com o uso de jogos computacionais educativos elaboramos uma experimentação com alunos na faixa etária em torno dos sete e oito anos de idade. O desenvolvimento cognitivo pode ser caracterizado de forma útil, significativo de aquisição seqüencial de regras ou estratégias para a solução de problemas. Neste contexto, o processamento da informação não desconsidera a teoria piagetiana, mas abre-se para aspectos relevantes em ambos os campos capazes de proporcionar uma visão ampla do desenvolvimento cognitivo [Costa, Soares e Lima, 2002]. Aliada às contribuições da epistemologia genética e às do processamento de informação, a informática apresenta-se como estratégia de apoio a novas formas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, com a utilização de produtos de softwares educacionais, a tecnologia computacional pode contribuir na formação integral e crítica do homem, podendo aumentar a eficácia do ensino e, permitir a individualização de atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem [Santos e Segre, 1991]. Este artigo apresenta um estudo de experimental, com aplicação do jogo por computador NumerAmigos® [Divertire, 1998] no ensino e aprendizagem de álgebra elementar, numa perspectiva cognitiva na passagem do raciocínio aritmético para o raciocínio algébrico.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.73-75