Recomendação de Objetos de Aprendizagem baseada na Popularidade dos Objetos e nos Estilos de Aprendizagem dos Alunos
Resumo
Os alunos possuem diferentes Estilos de Aprendizagem (EA), e, portanto, as características dos materiais educacionais podem impactar no seu modo de aprender. Com o número crescente de Objetos de Aprendizagem (OA) em vários repositórios, é importante estudar como melhorar o acesso a esses OA. Portanto, é interessante o uso de Sistemas de Recomendação de OA, com base nos EA dos alunos. Além disso, a popularidade desses OA no ambiente educacional pode ser usado como uma estratégia para melhorar as recomendações. O objetivo deste artigo é apresentar um modelo híbrido de recomendação de OA, com base em sua popularidade e nos EA dos alunos. O experimento realizado com 55 estudantes, considerando seus EA e suas avaliações para 25 variações de OA, indicou a utilidade do modelo proposto, que se mostrou melhor que outras abordagens tradicionais de recomendação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1147