Recomendação de Objetos de Aprendizagem baseada na Popularidade dos Objetos e nos Estilos de Aprendizagem dos Alunos

Janderson Aguiar, Joseana Fechine, Evandro Costa

Resumo


Os alunos possuem diferentes Estilos de Aprendizagem (EA), e, portanto, as características dos materiais educacionais podem impactar no seu modo de aprender. Com o número crescente de Objetos de Aprendizagem (OA) em vários repositórios, é importante estudar como melhorar o acesso a esses OA. Portanto, é interessante o uso de Sistemas de Recomendação de OA, com base nos EA dos alunos. Além disso, a popularidade desses OA no ambiente educacional pode ser usado como uma estratégia para melhorar as recomendações. O objetivo deste artigo é apresentar um modelo híbrido de recomendação de OA, com base em sua popularidade e nos EA dos alunos. O experimento realizado com 55 estudantes, considerando seus EA e suas avaliações para 25 variações de OA, indicou a utilidade do modelo proposto, que se mostrou melhor que outras abordagens tradicionais de recomendação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1147