Aplicação do mindfulness em um sistema tutor inteligente: um estudo piloto

Bruno Luis Schaab, Michael Duarte, Otávio Bastos Azevedo, Daniel Viana Abs da Cruz, Patricia A. Jaques

Resumo


Este artigo descreve uma avaliação experimental com 46 alunos que buscou melhorar a atenção dos aprendizes de um sistema tutor inteligente (STI) por meio de mindfulness. No início da sessão, o STI tocava um áudio, que guiava o grupo experimental na prática de mindfulness, enquanto o grupo de controle ouvia sobre a história da álgebra. Embora não há evidências significativas de um melhor desempenho em testes do grupo experimental, o instrumento de percepção de atenção evidenciou uma melhora da atenção em ambos os grupos. Acredita-se que ouvir um áudio sobre a história da álgebra pode ter sido uma experiência parecida à prática de mindfulness. Esses resultados sugerem o interesse de uma continuação do trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1072