Otimizando o processo de Ensino e Aprendizagem com a Arquitetura para Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem - ADOA

Maici Leite, Diego Marczal, Eleandro Maschio Krynski, Andrey Pimentel, Alexandre Direne, Francisco Reinaldo

Resumo


Este artigo propõe a Arquitetura para desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (ADOA), empregando a classificação de erros matemáticos com Múltiplas Representações Externas (MRE), amparada pela Teoria Adaptive Control of Thought (ACT). A arquitetura objetiva prover remediações de erro mais adequadas a cada aluno e contexto de interação. Ela é demonstrada por meio do desenvolvimento de um OA denominado Pitágoras. Experimentos realizados com alunos atestaram a eficiência da arquitetura proposta. Os resultados indicam que o uso de MRE como amparo à remediação de erros em OAs trazem ganhos significativos para aquisição de conhecimento do aprendiz.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1002