Pesquisa-Ação na Construção de Insumos Conceituais de um Ambiente Computacional de Apoio ao Letramento Bilíngue de Crianças Surdas
Resumo
O letramento bilíngue consiste em fazer uso da Língua de Sinais (L1) para o aprendizado de uma segunda língua oral na modalidade escrita, que no contexto brasileiro, é a Língua Portuguesa (L2). Infelizmente, a educação de surdos não possui ainda um processo de ensino/aprendizagem bilíngue eficiente. Motivado em reverter esta realidade, este trabalho toma como base os princípios da Pesquisa-Ação (PA). A PA ocorrida em uma escola de contexto bilíngue teve mais de três anos de duração e: (1) trouxe benefícios pedagógicos à escola alvo; (2) deu suporte para um ambiente computacional de apoio ao letramento bilíngue de crianças surdas. Acerca do ambiente, além dos requisitos, são descritos os perfis de usuário e a arquitetura preliminar.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.887