Rumo a um ambiente de apoio ao estudante no auto-planejamento de seu processo de aprendizagem

Ernesto Henrique R. Steinmetz, Germana M. da Nóbrega, Fernanda Lima

Resumo


Resumo: O presente artigo aponta para a relevância do planejamento, por parte do estudante, das atividades no seu processo de aprendizagem. Estudos iniciais sugerem uma relação de tal fase do processo com o desenvolvimento de capacidades meta-cognitivas no estudante. Partindo desse pressuposto, em sinergia com outros ambientes computacionais, apresentamos os primeiros passos rumo a um ambiente de suporte ao planejamento do estudante. Tal ambiente, baseado no conceito de Workflow, deve permitir ao estudante personalizar o Plano de Ensino inicial, reformulando progressivamente tal plano em função de seus momentos reflexivos e interativos durante sua realização.

Abstract: This paper points to the relevance, for the student, of planning the activities within his/her learning process. Preliminary studies suggest a rela- tion between such phase of the learning process and the development of student’s meta-cognitive skills. Starting from such an assumption, and in synergy with other computational environments, we introduce the first steps toward an environment for supporting the student while planning. Such an environment, based upon the concept of Workflow, should allow the student to personalize the Plan provided at first by the teacher, as well as progressively reformulating this Plan such as to capture the student’s reflexive and interactive settings during Plan execution.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.55-57